MARINHO
MGPS-System-1280x720

Descrição da tecnologia para sistemas de prevenção de crescimento marinho Cathelco

Nossos sistemas de prevenção de crescimento marinho Cathelco (MGPS) para tubulações de água do mar são fáceis e econômicos de instalar e podem ser encontrados em mais de 50.000 navios em todo o mundo. Projetados para eliminar bloqueios causados ​​pelo crescimento de cracas e mexilhões em linhas de resfriamento de água do mar, os sistemas estão disponíveis para embarcações de todos os tamanhos, incluindo mini sistemas para iates de luxo.

Principais características dos sistemas anti-incrustantes Cathelco

  • Nossos sistemas são baseados no princípio eletrolítico, fornecendo proteção contínua e confiável sem produtos químicos
  • Um sistema duplo que combina ação anti-incrustante na tubulação com supressão de corrosão
  • Uma gama de painéis de controle e ânodos está disponível para embarcações de todos os tamanhos
  • Cada sistema é customizado conforme sua aplicação particular, garantindo maior eficácia
  • A operação automática significa que o sistema requer atenção mínima, economizando o tempo da tripulação
  • Fácil instalação - Os ânodos podem ser instalados em caixas de mar ou filtros, durante a construção da embarcação ou durante um projeto de retrofit.
  • Ecologicamente correto - não envolve o uso de produtos químicos à base de cloro ou cancerígenos.
  • Aprovado por sociedades de classificação.

Novos regulamentos de biocidas da UE

A partir de setembro de 2015, os armadores e operadores de navios que navegam em águas europeias devem garantir que os seus sistemas de prevenção de crescimento marinho cumpram o Regulamento UE Biocidas 528/2012. A Cathelco é uma das poucas empresas listadas no Artigo 95, com registro oficial de fornecedores de substâncias ativas aprovados pela Agência Europeia de Produtos Químicos (ECHA). Isso torna a instalação de ânodos e equipamentos Cathelco originais uma maneira segura de garantir a conformidade regulatória.

A não utilização de equipamentos de fornecedor autorizado pode afetar o Green Passport da embarcação, acarretando em penalidades financeiras e até prisão.

Descrição da tecnologia

Nossos sistemas de prevenção de crescimento marinho Cathelco (MGPS), também conhecidos como sistemas anti-incrustantes, geralmente consistem em pares de ânodos de cobre e alumínio, montados em caixas de mar ou filtros e conectados a um painel de controle. Onde a tubulação de cupro-níquel é usada a bordo, um ânodo ferroso é usado em vez do ânodo de alumínio.
Em operação, o ânodo de cobre produz íons que são transportados pelo fluxo da água do mar, criando um ambiente onde as cracas e os mexilhões não se acomodam ou se multiplicam.
Ao introduzir íons de cobre em concentrações muito pequenas, em torno de duas partes por bilhão, o sistema interrompe o processo de assentamento de larvas de mexilhões e cracas. Ao invés de aderir à superfície de caixas de mar, filtros e tubulações, as larvas passam sem causar danos pelo sistema de resfriamento até o ponto de descarga.
Sem proteção anti-incrustante, os tubos podem ficar incrustados com organismos, levando a um grave bloqueio que reduz a eficiência do sistema de resfriamento que utiliza a água do mar.

prevencaomarinha1

Um sistema de dupla ação

A ação dos íons de cobre é auxiliada pelo hidróxido de alumínio que é criado pelos ânodos de alumínio que floculam o cobre liberado pelos ânodos de cobre. Este floco de hidróxido de alumínio e cobre altamente gelatinoso é transportado por todo o sistema e tende a se espalhar nas áreas de movimento lento perto das superfícies dos tubos, onde as larvas marinhas têm maior probabilidade de se estabelecer. Como resultado, as larvas passam diretamente pela tubulação para a descarga.

Ao mesmo tempo, um filme de cupro-alumínio se acumula nas superfícies internas dos tubos para suprimir a corrosão. Desta forma, o sistema produz uma ação dupla, protegendo a tubulação de água do mar contra bioincrustação e corrosão.

Caixas de mar ou ânodos montados em filtro

Quando um sistema é instalado durante a construção de um navio, os ânodos são geralmente colocados nas caixas de mar usando luvas especiais ou montagens em flanges. Se um sistema precisar ser instalado antes de uma docagem programada, os ânodos podem ser montados nos filtros das caixas de mar. Isso simplifica o processo de substituição quando a renovação do ânodo se torna necessária.
Em casos especiais em que o sistema Cathelco é instalado para substituir o equipamento anti-incrustante de base química existente, os ânodos podem ser montados em tanques de tratamento (eletrólise) para reduzir os custos de instalação, utilizando a tubulação existente.

Opções e características dos sistemas Cathelco MGPS

  • Tubulação de aço protegida por ânodos de cobre e alumínio
  • Tubulação de cupro-níquel protegida por ânodos de cobre e ferro
  • Ânodos montados em caixas de mar, normalmente instalados durante a construção da embarcação e substituídos em dique seco
  • Os ânodos montados no filtro podem ser substituídos sem paralisar a operação da embarcação
  • Os tanques de eletrólise podem ser usados ​​para substituir sistemas químicos ou em aplicações especiais onde a caixa de mar ou montagem em filtro não é possível
  • Sistema ecológico e livre de produtos químicos, opera com concentrações de cobre de apenas duas partes por bilhão.
prev2
prev3

Bioincrustação e corrosão

A corrosão pode ser acelerada de duas maneiras. A presença de incrustação biológica em uma superfície de metal leva a uma diminuição da concentração de oxigênio abaixo da camada de incrustação. Essa área se torna anódica quando exposta à água do mar oxigenada, resultando em corrosão por pite sob a incrustação. Outra causa da corrosão são as bactérias - por exemplo, bactérias redutoras de sulfato e ferro são exemplos bem conhecidos de microorganismos cuja atividade biológica ou subprodutos metabólicos podem causar corrosão. Essas bactérias vivem em áreas com baixa concentração de oxigênio, por exemplo, sob uma camada de organismos incrustantes aeróbicos ou em água sem aeração, como a encontrada em tanques de armazenamento de óleo e água de produção. O controle eficiente de incrustação resulta em uma redução na corrosão por pites e fendas.

A maioria dos sistemas de prevenção de crescimento marinho Cathelco tem uma ação dupla, eliminando a incrustação biológica e suprimindo a corrosão. Onde a tubulação de aço está em uso, os ânodos de supressão de corrosão são feitos de alumínio, enquanto a tubulação de cupro-níquel é protegida com ânodos ferrosos. Quando esses ânodos são instalados, as taxas de corrosão são reduzidas significativamente, resultando em uma vida útil mais longa para a tubulação e outros equipamentos conectados às redes de água salgada.

biofouling-and-corrosion-1006x720

Tanques de eletrólise

Os tanques de eletrólise montados no convés são projetados com tubulação que distribui a água do mar dosada para bombas ou caixas de mar.
Com isso os íons de cobre são transportados por todo o sistema de tubulação de água salgada, eliminando bloqueios causados ​​por cracas e mexilhões.
Mecanismos de controle podem ser ligados a válvulas de admissão ou bombas para regular automaticamente a dosagem entre as caixas de mar que estão em operação ou fora de uso.
Estas unidades são projetadas especificamente para cada aplicação e fornecidas como módulos turnkey montados em skid prontos para instalação.

prev5

Entre em contato com nosso departamento de novos negócios pelo Whatsapp

Evac Cathelco logo colour_RGB
autronica-logo
Absorvedor Orgânico de Óleos e derivados
Absorvedor Orgânico de Óleos e derivados
det-tronics-logo

EMPRESA

Tem como método de administração a satisfação total do cliente. Comprometimento com o resultado e a segurança de todos os envolvidos.
Saiba Mais

REPRESENTADAS

Cathelco Evac
Autronica
Biosolvit
Det-Tronics
Merus

Rolar para o topo